AVISA LÁ Que aqui tem muita coisa sobre saber como as criancas pensam e constroem conhecimentos

Código: JCJP4CEM4 Marca:
3x de R$ 6,67
R$ 20,00
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 20,00 sem juros
    • 2x de R$ 10,00 sem juros
    • 3x de R$ 6,67 sem juros
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

AVISA LÁ QUE AQUI TEM MUITA COISA SOBRE

SABER COMO AS CRIANÇAS PENSAM E CONSTROEM CONHECIMENTOS.

Descrição:

Nesta coletânea foram selecionados doze textos que contribuem para um olhar mais aprofundado sobre como as crianças da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental pensam e constroem conhecimentos sobre diferentes conteúdos.

Os artigos e entrevistas com quem entende de crianças e se dedica a estudá-las oferecem aos professores, coordenadores e gestores reflexões fundamentais para a garantia de um processo educativo significativo para as crianças.

Abrimos a coletânea com dois artigos reveladores da relação entre pensamento e linguagem; tema escolhido pelo interesse que as falas dos pequenos podem despertar em quem os observa e acompanha. No primeiro artigo Regina Scarpa nos leva a refletir sobre a necessidade de conhecer a forma como a criança pequena pensa e se expressa, o que contribui para a realização de rodas como espaços reais de aprendizagem. Em seguida, Cristiane Abrahão analisa conversas de roda de crianças de 4 a 6 anos.

Seguimos com dois artigos de Valeria Pimentel: no primeiro a trajetória de Guilherme pelo universo do desenho é o desencadeador de uma reflexão sobre o que os desenhos das crianças podem nos ensinar quando nos dedicamos a olhar atentamente essa produção. No segundo artigo, uma experiência com uma oficina de percurso nos permite compreender a autoria das crianças.

Ainda pensando sobre o universo das Artes, o artigo de Teca Alencar enfatiza as capacidades e a especificidade do pensamento da criança sobre música.

Para conhecer mais sobre como as crianças pensam a escrita e sobre como as escolhas infantis nos ajudam a saber mais sobre quem são as crianças, selecionamos dois artigos. No primeiro um relato instigante de Ana Carolina Carvalho descreve uma situação de escrita onde a professora pode conhecer as hipóteses de seus alunos. E no segundo, o trabalho com biografias ajuda a conhecer mais as crianças.

Outro tema presente nessa coletânea é o artigo de Marta Serra Young Picchioni e Bel Linhares que nos convida a pensar em como o interesse das crianças pelas histórias de caveiras e esqueletos pode levar a pensar um trabalho com o corpo.

Com o intuito de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras a partir da tecnologia, o artigo de Silvana Augusto demonstra o quanto as crianças são curiosas e interessadas, ao tratar da chegada de um computador na sala de aula.

Considerando a necessidade crescente de pensar o movimento, o artigo de Isabel Filgueiras trata da motricidade infantil como ponto de partida para pensar propostas que ressignifiquem e desafiem o movimento das crianças.

Em uma coletânea que abarca os diversos eixos do conhecimento não poderia faltar a construção dos conhecimentos científicos pelas crianças, abordada na entrevista com Luciana Hubner.

E, como brinde final, o emblemático artigo de Regina Scarpa sobre como conhecer o que as crianças sabem na atividade inicial de um projeto.

Boa leitura!

Essa coletânea está disponível em PDF e será enviada por wetransfer.

3x de R$ 6,67
R$ 20,00
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

A loja Instituto Avisa lá oferece revistas, cursos e arquivos eletrônicos desenvolvido e publicado para os educadores. Tudo isso com a mesma seriedade e qualidade de uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que desde 1986 vem contribuindo para qualificar a prática educativa pública por meio da formação continuada dos profissionais da educação. Saiba mais em www.avisala.org.br

Pague com
  • Bcash
Selos
  • Site Seguro

INSTITUTO AVISA LA FORMACAO CONTINUADA DE EDUCADORES - CNPJ: 57.182.503/0001-42 © Todos os direitos reservados. 2017

Logomarca Hands On